Falar sobre autoestima não é fácil porque cada pessoa tem uma história única. Não somos frutos do acaso: nossos medos e inseguranças são construídos a partir das experiências que vivemos. Por isso, fique atenta a alguns comportamentos que podem prejudicar a sua autoestima:
1. Comparação - se comparar com outras pessoas só gera frustração e autocobrança. A única comparação justa é você se comparar com você mesma. Hoje melhor do que ontem. Avalie o seu desenvolvimento e compare o quanto você evoluiu e conquistou.
2. Medo de rejeição - é muito ruim quando uma pessoa precisa esconder o que realmente gosta ou pensa para tentar agradar as pessoas. Eu sei que ficar sozinha parece assustador, mas viver para agradar as pessoas te deixa esgotada e com a sensação de que você está traindo quem você é de verdade.
3. Procrastinação - o excesso de autocobrança e perfeccionismo pode te deixar estagnada. Lembre-se: feito é melhor do que perfeito. A perfeição é algo a ser discutido, afinal o que é perfeito? O que é prefeito para uma pessoa pode não ser para outra, então repense as suas autocobranças e analise se são realmente necessárias.
4. Falta de confiança - ao invés de ficar pensando: "será que eu vou dar conta", "será que eu sou boa mesmo?", pense assim: se você recebeu oportunidades é porque alguém viu o seu desempenho e gostou. Acredite no seu potencial!
5. Elogios - esperar sempre que as pessoas nos reconheçam pode ser frustrante, porque nem sempre as pessoas irão demonstrar ou nos elogiar. Por isso, você mesma pode reconhecer as suas conquistas, comemore seus avanços, mesmo que pareçam pequenos você sabe o quanto se esforçou e se dedicou!
6. Indecisão - geralmente a dificuldade de fazer escolhas está ligada a autocobrança e medo de errar. Lembre-se: não tem como saber o que vai acontecer, tome suas decisões pensando e avaliando o que você tem e sabe HOJE, e lá na frente não fique exigindo de você o que você não tinha como saber.
O cuidado com a autoestima é algo que deve ser feito todos os dias!
Comments