A primeira infância é um dos períodos mais importantes para o desenvolvimento do cérebro. Consideramos como primeira infância os 6 primeiros anos da criança. Nessa idade, os pequenos possuem mais de 100 bilhões de neurônios que iniciam uma série de ligações neuronais a partir de cada descoberta e aprendizado dos pequenos. Por isso, esse período é tão importante para o desenvolvimento da criança.
Na primeira infância, praticamente tudo é um novo aprendizado. Cada sensação, cheiro, gosto é registrado na memória, eles aprendem a engatinhar, sentar, andar, falar, aprendem nomes de objetos e pessoas. Logo depois aprendem as letras, números, cores, sentimentos, tons de voz e muito mais. São milhares de informações que são processadas todos os dias pelo cérebro das crianças. Cada experiência é muito valiosa para os pequenos.
Cada criança é única e cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Mas existem algumas dicas para fortalecermos ainda mais esse desenvolvimento.
1. Afeto
Assim como já falei em textos anteriores, o afeto tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças. A ocitocina é liberada no cérebro humano quando há contato social, ou mais precisamente no contato físico. Esse hormônio origina bem-estar, calma e redução da ansiedade. O papel da ocitocina nas relações de apego ao longo da vida tem um impacto importante no desenvolvimento do altruísmo ou confiança interpessoal.
2. Conversa
Conversar e interagir com bebês e crianças pequenas é importante para fortalecer os vínculos e assim eles tendem a se sentir mais seguros para explorar e descobrir o mundo. Conversar inclui ouvir as curiosidades das crianças, tentar descobrir as respostas junto com elas, ouvir suas descobertas e anseios como também seus medos e receios, assim a criança terá a oportunidade descobrir estratégias para lidar com as situações de seu dia a dia.
3. Leitura
A leitura é importante em todas as idades. Mas na primeira infância ela favorece a criatividade, a imaginação e, através dos personagens, as crianças têm a oportunidade de se colocar no papel do outro e vivenciar diferentes situações e realidades. Então é importante ler diferentes tipos de textos para as crianças. A leitura também promove um aumento do vocabulário, exercita a memória, trabalha a atenção, mostra na prática a função da escrita que é a comunicação. Por isso, leia e confeccione com as crianças bilhetes, livros, revistas, jornais, fábulas, contos, receitas...
4. Sono
Também já abordei esse tema em texto anteriores, mas falar em desenvolvimento é a mesma coisa que falar em qualidade de sono. O corpo das crianças precisa de descanso e precisa de sono de qualidade. Então, cuidar do sono deles é muito importante para garantir um desenvolvimento saudável.
5. Alimentação
É importante pensarmos que as crianças estão em desenvolvimento, ou seja, seus órgãos estão se desenvolvendo. Uma alimentação rica em gorduras, processados e industrializados prejudica muito a saúde dessa criança. É absurdo a quantidade de gordura, açúcar e sal que muitas crianças consomem antes dos 10 anos de idade. Somando isso ao sedentarismo que muitas crianças também têm vivenciado, estamos praticamente condenando essas crianças a ter problemas cardíacos no futuro.
6. Música
As crianças amam. A música é um ótimo recurso para trabalharmos várias coisas com as crianças, podemos abordar os sentimentos associando ao estilo da música, podemos trabalhar coordenação motora e ritmo, ensinar sobre culturas diferentes e a música tem um poder muito grande: memória afetiva. Você já teve a experiência de ouvir uma música que era presente na sua infância e no mesmo momento ser levado para lá? É como se você revivesse aquele momento. A música pode criar memórias afetivas que poderão trazer consolo e acolhimento para o resto da vida.
7. Sentir
A criança pequena não pode descobrir o mundo através de uma tela. Ela precisa sentir, tocar, cheirar, apertar... a experiência através da vivência é importantíssima para o desenvolvimento infantil. Por isso, o contato com a natureza é riquíssimo para essa idade.
8. Brincar
Por último, mas extremamente importante. Fico muito chateada quando ouço: mas essa criança vai para a escola só para brincar? Só brincar? É no brincar que ela aprende. O brincar permite que essa criança vivencie troca de papéis, aprenda a compartilhar, aprenda a lidar com regras, faça concessões, aprenda sobre pesos e medidas, crie estratégias, amplie sua imaginação.... poderia escrever muitas páginas falando sobre tudo o que o brincar proporciona aos pequenos. O brincar é importante, não é perda de tempo. É importante que os pequenos tenham a oportunidade brincar a todo momento na infância.
São coisas bem simples, não é? Mas fundamentais para garantir o desenvolvimento saudável das crianças!
Com carinho, Psicóloga Aline Sartori
CRP 06/124216
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